Whispering Corridors (1998) - Direção: Park Ki-hyung
Whispering Corridors (1998) marca o retorno do horror sul-coreano depois de um longo hiato durante os anos 80. O filme é um coming-of-age fantasmagórico e aborda os abusos físicos e psicológicos vividos por um grupo de estudantes de um colégio feminino. Para quem não é familiar com o assunto, o longa reproduz toda a austeridade e violência do sistema educacional coreano, onde muitos alunos são vítimas de professores abusivos. Durante a produção, as colegiais estão inseridas em uma realidade muito assustadora. Mas como as coisas sempre podem piorar, um fantasma vingativo misterioso começa a amplificar o terror existente na instituição educacional.
A película é uma das maiores bilheterias do cinema da Coreia do Sul e é o precursor de vários longa-metragens sul-coreanos que exploram o horror da vida escolar no começo dos anos 2000. É um filme que, apesar das limitações de orçamento, entrega um roteiro muito competente, uma ambientação aterrorizante e excelentes atuações. O longa também recupera uma criatura sobrenatural muito popular no cinema de terror da década de 60, a Gwisin, que é um fantasma feminino de cabelos compridos, muito similar a figura japonesa da Sadako (Samara).
Em resumo, Whispering Corridors flerta com elementos antigos e contemporâneos do horror sul-coreano para navegar por uma série de situações extremamente traumáticas do cotidiano estudantil. É um longa subversivo, onde o diretor Park Ki-hyung desafia o sistema de autoridade da Coreia do Sul ao trazer à tona um grande problema social, o qual está profundamente enraizado na sociedade. Como existe no país essa cultura de respeito incondicional aos mais velhos, muitos adultos tiram vantagem disso, e acabam embarcando em uma jornada de abuso de poder contra os mais jovens. Muitos deles também sofreram com isso no passado e, quando envelhecem, acabam, infelizmente, reproduzindo esses mesmos padrões questionáveis.
Ficha Técnica
Whispering Corridors (1998)
Título Original: 여고괴담 (Romanização: Yeogogoedam)