05 out. 22
Train to Busan (2016) – Direção: Yeon Sang-ho
Na trilha dos filmes de zumbis que fazem crítica social através de fábulas com mortos-vivos está o gigante asiático Train to Busan (2016). Dirigido por Yeon Sang-ho, o longa usa o apocalipse provocado por uma indústria para falar sobre a selvageria do capitalismo na Coreia do Sul, usando uma viagem de trem mortal como analogia. Os passageiros passam a ser perseguidos por contaminados sedentos por carne humana e o grande antagonista da história é um homem riquíssimo que faz qualquer coisa para sobreviver, mesmo que isso signifique colocar crianças e mulheres grávidas em perigo.
Além dessa premissa clara, há quem diga que o filme também oferece uma reflexão sobre a resposta dada pela Coreia do Sul no desastre da balsa Sewol. Vários estudantes morreram na tragédia por causa da ineficiência governamental no salvamento.
Em questões técnicas, o filme é muito intenso e possui uma edição muito complexa, com efeitos especiais bem executados e atuações muito expressivas. A película, inclusive, conseguiu repaginar a estética, a coreografia e o imaginário zumbi. Hoje em dia, é impossível falar de mortos-vivos no cinema sem pensar nos sul-coreanos.
Eu assisti ao filme pela primeira vez em 2016 e uma coisa chamou a minha atenção na época. O filme tem muitos takes de ação, mas ocorrem muitas quebras de ritmo fílmico para a inserção de momentos extremamente melodramáticos. É algo que acontece muito também no cinema de horror japonês, como o longa Battle Royale (2010). Na época, com meu olhar ocidental, fiquei bastante incomodada. Hoje em dia, deixei de questionar esse formato depois de adentrar pelo universo dos doramas. Agora compreendo que essa escolha narrativa é algo comum no audiovisual sul-coreano.
Recentemente, fiz uma nova revisão do longa para esse especial de Halloween e me impressionou muito como o longa se ressignifica na era Covid, tornando-se extremamente profético em relação à pandemia.
Ficha Técnica
Invasão Zumbi (2016)
Título Original: 부산행 (Romanização: Busanhaeng)