The Wailing (2016) – Direção: Na Hong-jin
Existem muitos filmes que são metáforas da ansiedade social. E The Wailing (2016), longa que recebeu o título no Brasil de “O Lamento”, é construído em cima de um dos maiores traumas da sociedade sul-coreana. Uma série de assassinatos misteriosos começam a acontecer em uma pequena cidade. Ao mesmo tempo, várias pessoas começam a ficar doentes. Esses fatos começam a acontecer justamente após a chegada de um imigrante japonês. Ele passa a viver na localidade e é um sujeito bem estranho. Não demora muito para ele virar a pessoa de interesse número um da polícia.
Explorando o sincretismo religioso da Coreia do Sul, O Lamento escancara a dor de centenas de coreanos que viveram sob o domínio japonês e foram vítimas de vários crimes brutais. Os japoneses levaram terror para as áreas dominadas e, até hoje, nunca enviaram um pedido formal de desculpas para nenhum dos países. É uma ferida aberta que é muito explorada por produções coreanas. Elas costumam ter uma premissa semelhante, a qual quase sempre envolve um sujeito japonês estranho ou um coreano que tenha vivido no Japão, o qual é caracterizado de forma demoníaca, numa clara analogia do que aconteceu na Coreia do Sul durante a invasão. As pessoas viviam bem, os japoneses chegaram e a violência começou a fazer parte do cotidiano.
Mas o filme não é apenas isso. Ele não é só fascinante pelo lado simbólico, mas também pela maneira como ele aborda a própria natureza dos personagens, de como o diretor consegue construir a questão sobrenatural de uma forma fresca e com um senso de humor improvável, gerado pela própria decadência humana, e pela paranoia que se estabelece nesse vilarejo.
Ficha Técnica:
O Lamento (2016)
Título original: 곡성 (Romanização: Gokseong)
Título em inglês: The Wailing