The Silenced (2015) – Direção: Lee Hae-young
Shizuko (Park Bo-young) é uma jovem que tem a saúde frágil. Ela é enviada para uma escola- sanatório para meninas. Ela começa a melhorar e passa a apresentar uma força sobre-humana. Com o passar do tempo, a estudante se depara com duas colegas sangrando muito dentro do internato, as quais desaparecem no mesmo dia, sem deixar vestígio. Intrigada, a jovem começa a buscar respostas para esses sumiços e coloca a sua vida em perigo.
O longa se passa no período em que a Coreia do Sul estava sob o controle do Japão e como a realidade costuma ser bem mais assustadora do que a ficção, o cineasta usa esse coming-of-age escolar para mostrar um lado extremamente cruel do domínio nipônico, o qual eu não posso especificar por motivos de spoiler. Obviamente, o filme possui uma história com contornos ficcionais, mas quase tudo que aparece na tela aconteceu de verdade durante a invasão japonesa.
The Silenced é um filme tecnicamente impecável. Possui uma cenografia muito bonita, figurinos incríveis, e uma fotografia deslumbrante. O seu único problema reside na edição. Ela poderia ser mais enxuta.
Ficha Técnica
Título Original: 경성학교: 사라진 소녀들 (Romanização: Gyeongseong Hakgyo: Sarajin Sonyeodeul)
Título em Inglês: The Silenced