Show me the Ghost (2021) – Direção: Kim Eun-kyoung
Hodoo (Kim Hyun-mok) aluga uma casa confortável por um preço muito baixo, uma verdadeira raridade na Coreia do Sul. Sua amiga de infância Ye-ji (Han Seung-yeon) fica sem um local para morar e resolve passar um tempo na casa de Hodoo. Quando coisas muito estranhas começam a acontecer por lá, a jovem passa a desconfiar do real motivo por trás do aluguel tão barato.
Show me the Ghost é uma comédia de horror muito perspicaz. Usando o humor, a diretora consegue abordar vários tópicos sensíveis da Coreia do Sul, como a falta de emprego entre a população mais jovem, suicídio, e a questão das câmeras de vigilância usadas ilegalmente para produzir imagens de mulheres, sem fazer rodeios, de forma direta.
Extrair humor da perversidade requer muito talento, pois a narrativa pode derrapar rapidamente para o ofensivo. Por isso que esse trabalho da cineasta Kim Eun-kyoung é tão louvável. Ela consegue fazer a audiência rir de coisas muito sérias, ao mesmo tempo que rearticula os principais clichês de produções sobre locais assombrados.
Vale lembrar que Eun-Kyoung também roteirizou o filme Death Bell (2008), filme que abriu o especial de Halloween do blog, que é uma produção que aborda a pressão que os jovens sul-coreanos sofrem na escola.
Ficha Técnica
Mostre-me o Fantasma (2021)
Título Original: 쇼미더고스트 (Romanização: Syomideogoseuteu)
Título em Inglês: Show me the Ghost