Midnight (2021) – Direção: Kwon Oh-seung
O diretor Alfred Hitchcock disse certa vez que, quanto mais bem-sucedido é o vilão, mais bem-sucedido é o filme. Acredito que essa seja a descrição perfeita para o longa Midnight (2021). Wi-Ha-joon mostra toda a sua versatilidade ao interpretar um serial killer diabólico e incontrolável. Ele persegue uma jovem surda pelas ruas de Seul, travando um jogo de sobrevivência extremamente angustiante. É um grande teste cardíaco para o espectador.
O filme é um bom exemplo de como é possível homenagear outro longa sem cair no plágio puro e simples. Em dado momento da película, o diretor Kwon Oh-seung emula uma cena clássica de O Iluminado (1980). O take remete para a produção de Kubrick, mas está em total sintonia com a narrativa que está sendo contada na tela.
Outro ponto muito importante do roteiro é a forma como ele incorpora a surdez da personagem como um importante elemento da ambientação fílmica, deixando tudo ainda mais asfixiante e caótico.
Em suma, é um filme realmente imperdível e brilhante. Fiquei muito impressionada com a qualidade desse longa. E vale lembrar que esse é o filme de estreia do diretor Kwon Oh-seung. Começou a carreira com o pé direito.
Ficha Técnica
Fuga da Meia-Noite (2021)Título Original: 미드나이트 (Romanização: Mideunaiteu)
Título em Inglês: Midnight