I Saw the Devil (2010) – Direção: Kim Jee-woon


 

Um brutal serial killer de mulheres assassina a noiva de um agente secreto sul-coreano. Para vingar-se, o noivo da jovem cria um diabólico plano. Mas se você pensa que isso será executado nos moldes ocidentais, pode esquecer. 



O que eu mais gosto nesse filme é como ele desconstrói o ato de vingança. Normalmente, principalmente nos longas do ocidente, o personagem parte nessa jornada contra aquele que lhe causa algum tipo de dor com a finalidade de obter algum tipo de redenção. É uma espécie de ritual brutal que encerra o seu luto.

Em I Saw the Devil, o agente secreto parece ter esse objetivo, mas cego pelo ódio, ao invés de obter aquilo que buscava, acaba entrando em um espiral ainda maior de sofrimento e brutalidade, tornando-se uma espécie de protótipo do assassino que caçava.

Vale lembrar que, mesmo que o filme pareça ser o típico longa onde uma mulher precisa morrer para termos uma história, a película explora tópicos muito importantes. O diretor humaniza a vingança e mostra o quanto os exemplares da sétima arte que transformam o ato de vingar-se em uma espécie de show são equivocados. Justamente porque eles esquecem das emoções humanas envolvidas nesse processo.

Em I Saw the Devil, temos a execução da performance vingativa. Inclusive, ela é dividida em vários capítulos. Mas, mesmo que o personagem tenha todas as ferramentas possíveis para enfrentar o assassino (ele é um agente secreto treinado), no fim das contas, ele não é um super-herói invencível. Ele está sujeito às consequências de seus atos e está extremamente traumatizado. No mundo real é assim. Ninguém é capaz de se vingar e seguir adiante, como se nada tivesse acontecido. A vida cotidiana é um grande inventário de pessoas emocionalmente despedaçadas por situações complexas.

Para finalizar, esse é o meu filme favorito da filmografia de horror sul-coreana. É um verdadeiro acontecimento cinematográfico. Os atores Choi Min-Sik e Lee Byung-hun formam uma dupla dinâmica, no melhor estilo Yin e Yang. De alguma forma, eles se completam. Talvez soe meio estranho, mas isso faz todo o sentido dentro da película. 

Ficha Técnica

Eu vi o Diabo (2010)

Título Original: 악마를 보았다 (Romanização: Angmareul boatda)

Título em Inglês: I Saw the Devil

Formulário p/ pagina de contato (Não remover)