Glossário de seres do audiovisual sul-coreano: Gumiho — A raposa de nove caudas


 

teste

 



A figura da raposa de nove caudas está presente em vários países asiáticos. Na Coreia do Sul, ela é conhecida como gumiho. Segundo o folclore coreano, a raposa é uma personagem mística e maligna. Elas vivem por centenas de anos e conseguem se transformar em várias figuras diferentes, tendo preferência pela aparência feminina. Sua aparência é marcante, visto que possuem nove caudas.

 

A raposa transforma-se em gumiho depois de viver muitos anos e acumular grande quantidade de energia. Ela é a única de sua espécie mitológica que é capaz de devorar humanos. Existem alguns relatos literários que envolvem a benevolência desse ser com pessoas, mas quase sempre ela é apresentada com uma figura maligna, a qual retira a energia de suas vítimas ao devorar parte de suas entranhas. Apesar de serem tão perversas dentro do folclore, em algumas adaptações recentes para a televisão, a raposa de nove caudas foi transformada em uma criatura que possui um bom relacionamento com a humanidade.

Um dos longa-metragens mais conhecidos sobre a temática foi lançado em 1969. Trata-se de Thousand Year Old Fox. Com o passar dos anos, o personagem tornou-se bastante popular na dramaturgia sul-coreana. Alguns exemplos de k-drama que apostam nessa temática: Forbidden Love: The Legend of the Nine-Tailed Fox (2004), My Girlfriend is a Nine-Tailed Fox (2010), Grudge: The Revolt of Gumiho (2010), The Thousandth Man (2012), My Roommate Is a Gumiho (2021) e Tale of the Nine-Tailed (2020).

 

My Girlfriend Is a Nine-Tailed Fox (2010)

Tale of the Nine Tailed (2020)

Thousand Year Old Fox (1969)

My Roommate is a Gumiho (2021)

Formulário p/ pagina de contato (Não remover)