Pioneiros do Cinema de Horror na América Latina e Caribe: Os primeiros filmes





Uma das maiores dificuldades do projeto Final Chica foi encontrar os filmes pioneiros do gênero terror nos países da América Latina e do Caribe. Alguns locais, obviamente, possuem cineastas populares, como o Brasil e o México, por exemplo.

Mas existem nações que são verdadeiras incógnitas, até mesmo para os especialistas locais. Então, basicamente, parti em uma odisseia. Conversei com críticos, jornalistas, procurei em sites de notícias e encontrei dados errados. Fiquei andando em círculos por meses. E como estou trabalhando nessa listagem desde março do ano passado, resolvi divulgar aqui uma lista preliminar do que consegui encontrar até o momento.

Argentina
El Hombre Bestia (1934) — Direção: C.Z. Soprani
O longa, que também é conhecido como Las Aventuras del Capitán Richard, foi gravado na cidade de Rosario, e ficou perdido por muitos anos. A história mostra o acidente de um aviador estadunidense, o qual fica muitos anos perdido no meio da selva, transformando-se em um homem selvagem. Ele é capturado por um cientista maluco e é usado em um experimento, fazendo que ele passe a perseguir donzelas indefesas.



Bolívia
Casting (2010) — Direção: Denisse Aranciba e Juan Pablo Richter
O filme mostra um grupo de jovens atores que são chamados para fazer uma seleção de elenco para a primeira película de terror boliviana. Chegando lá, eles encontram uma verdadeira sessão de tortura. O trabalho é muito influenciado pelas tendências que estavam rolando no cinema internacional naquele período, onde longa-metragens cheios de violência gráfica eram a bola da vez. 

Brasil
À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964) — Direção: José Mojica Marins
O coveiro Zé do Caixão quer muito ter um filho para dar continuidade ao seu sangue, mas sua esposa, Lenita, não consegue engravidar. Para conseguir o que quer, ele tomará atitudes extremas.

José Mojica Marins em cena de À Meia-Noite Levarei a Sua Alma


Chile
La Dama de la Muerte (1946) — Direção: Carlos Hugo Christensen
Uma mulher dada como morta se vinga dos criminosos que a atacaram e mataram sua filha.




Colômbia
La Frontera del Sueño (1957) é a primeira produção com elementos de horror da Colômbia. O curta-metragem foi dirigido por Esteban Sanz e conta a história de uma família que desperta uma maldição e eles entram em uma jornada envolvendo loucura e insônia. 




Equador
La verdad sobre el caso del Sr. Valdemar (2008) — Direção: Carlos Andrés Vera
O curta-metragem é uma adaptação de uma história de Edgar Allan Poe. A pesquisadora Gabriela Alemán afirma que esse curta, além de ser a primeira produção de terror equatoriana legítima, dá início ao movimento que ela batizou de gótico andino.



Paraguai
Gritos del Monday (2016) — Direção: Justiniano Saracho e Héctor Rodríguez
Grupo de estudantes vão até a reserva ecológica dos Saltos del Monday, u mponto turístico muito famoso do interior paraguaio. Eles pernoitam no lugar e algo muito estranho acontece com o grupo.



Peru 
Annabelle Lee (1968) — Direção: Harold Daniels
É uma adaptação do poema de Edgar Allan Poe.

Suriname
All Alone (2018) — Direção: AJ Sasra
É uma história fantasmagórica, filmada com um orçamento bem pequeno.



Uruguai 
Posesión (1986) — Direção: Ricardo Islas
Foi o primeiro filme do diretor, uma lenda do cinema independente latino-americano. Foi inspirada por filmes sobre exorcismo e possessão, como O Exorcista (1973).

Venezuela 
A primeira película de horror da Venezuela é uma coprodução entre o país sul-americano e o México. Trata-se de Un Extraño en La Casa (1968), longa dirigido por Alfredo Zacarías. Um serial killer estadunidense vai para o México e se esconde na casa de uma família. 

                                      


México 
La Llorona (1933) — Direção: Ramón Peón
A Chorona é uma das maiores lendas do México e possui várias versões. Em todas elas, uma mulher, para se vingar por algum motivo, mata seus filhos por afogamento. Arrependida, ela comete suicídio. Seu fantasma vaga pelas cidades, aos prantos, procurando por novas crianças. Ramón Peón foi o responsável pela primeira adaptação do mito para as telonas mexicanas.



Belize
Curse of the Xtabai (2012)  — Direção: Matthiew Klinck
É o primeiro filme de horror produzido no Belize.  Uma caverna maia selada é aberta liberando Xtabai, uma femme fatale demoníaca que levará destruição para todo o mundo. A lenda de Xtabai é muito famosa na península de Yucatán. Além de ser a película de horror pioneira do Belize, Curse of the Xtabai (2012) é também o primeiro longa de ficção do país.





Costa Rica
El Psicópata: El triángulo de la muerte (2008) — Direção: Luis Mena
É uma produção de baixo orçamento e aborda uma série de assassinatos que aconteceram na Costa Rica, atribuídos a um assassino que tinha problemas psiquiátricos.




El Salvador 
El Libro Supremo (2013) — Direção: Roberto d’Avila Alegria
Forças diabólicas perseguem jovens ambiciosos após um ritual de magia negra.


Guatemala
El sombrerón (1950) — Direção: Guillermo Andreu e Eduardo Fleischman
Este longa-metragem é muito especial por vários motivos. Primeiramente, não se trata apenas do primeiro filme de horror da Guatemala, mas também da primeira película filmada no país. É uma mistura de drama e terror, estrelada e codirigida por um dos maiores astros do país, Guillermo Andreu. A história aborda uma das lendas mais famosas da Guatemala: o fantasma El Sombrerón. Reza a lenda que, quando ainda habitava o mundo dos vivos, esse homem, que possui um chapéu gigante, se apaixonou por uma jovem, mas nunca foi correspondido. Inconformado, ele a raptou e a assassinou. O namorado da vítima sai em busca de El Sombrerón e se vinga, matando-o. No entanto, o que parecia ser o fim de uma história horripilante ganha um contorno sobrenatural.



Honduras
Almas de la Medianoche (2002) — Direção: Juan Carlos Fanconi
Estudantes de Comunicação vão investigar a morte de um jornalista em um vilarejo de Honduras e acabam se envolvendo em uma lenda centenária e mortal.



Nicarágua
Poneloya (2018) — Direção: Marvin Aguado e Tommy Demos
Jovem médico se apaixona por mulher durante viagem e a segue até a famosa praia de Poneloya. Com o tempo, o casal percebe que não está só. Uma entidade maligna os acompanha. 

Panamá 
Diablo Rojo PYT (2019) Direção: Sol Moreno e Jota Najéra
Um motorista de "Diablo Rojo", seu ajudante, um padre e dois policiais se tornam vítimas de um feitiço misterioso e acabam perdidos em algum lugar da selva de Chiriquí, onde terão que sobreviver às criaturas que habitam as estradas, com o velho ônibus sendo seu único refúgio


Antígua e Barbuda
The Skin (2011) — Direção: Howard Allen
Um jovem casal está prestes a perder seu lar. A sorte dos dois muda quando eles descobrem um vaso antigo e o vendem para um antiquário. O que parecia ser um motivo de muita felicidade, passa a acarretar uma série de coisas assustadoras.



Barbados
The Trident - The Land We Call Home (2019) — Direção: Stockton Miller
Um vídeo de uma criatura bizarra se torna viral em Barbados. Uma corajosa equipe de jornalistas decide investigar a origem do monstro.



Cuba
Vampiros en La Habana (1985) — Direção: Juan Padrón
Nessa animação, máfias de vampiros dos EUA, a chamada "Capa Nostra" e o Grupo Vampiro da Europa, vão até Cuba para se apoderar de uma fórmula, a qual permite que eles possam andar no sol. 



República Dominicana
Masacre en el Rio Yuna (2003) — Direção: Pablo Roberto Saviñón
Um serial killer mata pessoas no entorno do rio Yuna. 

Jamaica
Di Gal Bite Mi (2013) é uma coprodução da Jamaica e Reino Unido. O longa é dirigido por JC Money e conta a história de uma vampira que aparece nas ruas de Londres a cada 30 anos. 

Trinidad e Tobago
Obeah (1987) — 
Direção: Hugh A. Robertson 
O romance de dois amantes é impedido pelo vodu no Caribe. Eles são atraídos para ritos destrutivos, rituais e práticas de Obeah. A jovem é o foco dos espíritos malignos. 

Santa Lúcia
Soucouyant (2015) — Direção: Sean Field
Na pequena ilha caribenha de Santa Lúcia vive um espírito ancestral. Soucouyant, como é conhecida, não pode ser contida, capturada ou morta. Os moradores da cidade de Gros Islet enfrentaram essa realidade de perto. Soucouyant já tirou oito vidas quando se prepara para sua próxima vítima. Ao passar pela cidade, seu espírito inicia a busca por um substituto para sua pele atormentada.

Martinica (Território Francês)
Minuit Quarante (2014) — Direção: Khris Burton
É um curta de pequena duração que narra a história de um homem que se depara com algo assustador em seu quarto. 

Guadalupe (Território Francês)
Red (2023) — Direção: Fabienne Orain Chomaud
Em Pointe-à-Pitre (Guadalupe), RED, uma jovem estudante do ensino médio de temperamento forte, enfrenta predadores em seu caminho para visitar sua avó.

Ilhas Virgens (Território dos EUA)
In The House Of Ravens (2018) — Direção:  Amaka Okafor
Quando uma jovem mãe grávida com deficiência chega a uma casa misteriosa, ela vivencia uma série de eventos estranhos que a levam a acreditar que alguém está sendo mantido prisioneiro dentro da casa.

Ilhas Turks & Caicos (Território dos EUA)
Chupacabra Terror (2005) — DireçãoJohn Shepphird
O criptozoologista Dr. Peña captura o lendário Chupacabra em uma remota ilha caribenha para fazer seu nome na comunidade científica. Quando ele o contrabandeia a bordo do navio de cruzeiro Regent Queen, comandado pelo Capitão Randolph, o monstro escapa do porão de carga e faz um banquete com os passageiros e a tripulação.

São Cristóvão e Névis
York Witches Society (2022) — Direção: Liza Bolton
Após a iniciação na prestigiada Sociedade das Bruxas de York, Amber Gray e suas novas amigas despertam sem querer um mal antigo determinado a destruir a linhagem dos Gray. À medida que a caça às bruxas começa, as mulheres percebem que talvez não consigam sobreviver até o amanhecer.

Haiti
Addio zio Tom (1971) — Direção: Gualtiero Jacopetti, Franco Prosperi
Dois cineastas de documentários viajam no tempo para o sul dos Estados Unidos antes da Guerra Civil, para filmar o comércio de escravos.

(Atualizado em 04/03/2025)














Formulário p/ pagina de contato (Não remover)