O primeiro filme de terror chileno é a produção
La Dama de la Muerte (1946), dirigida pelo cineasta argentino
Carlos Hugo Christensen. Segundo o jornalista
Rene Weber,
em entrevista ao blog,
o filme não é um longa-metragem de terror puro, mas foi um marco importante. Além de Christensen, houveram outras tentativas de trabalhar com o gênero, as quais foram destacadas por
Weber, como
La Mano del Muertito (1948), dirigido por
José Bohr, e o média-metragem
Chilean Gothic (2000), produção de
Ricardo Harrington.
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Sangre Eterna (2002) |
"Oficialmente", o primeiro filme de terror chileno puro é
Ángel Negro (2000), dirigido pelo cineasta
Jorge Olguín.
A película conta a história de Ángel, uma jovem que acaba morrendo
durante uma festa de formatura. Após essa fatalidade, os outros
participantes da comemoração começam a ser perseguidos por um assassino
mascarado. Olguín escreveu e dirigiu o longa enquanto estava na
faculdade, e foi influenciado pelas películas estadunidenses de
slasher e pelos
giallos italianos. O cineasta lançaria depois disso o filme de vampiros
Sangre Eterna (2002), a película de zumbis
Solos (2008), o drama fantasmagórico
Caleuche: El llamado del Mar (2012),
Gritos del Bosque (2014), e a história paranormal, filmada em um plano-sequência, chamada
La Casa (2019).
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Baby Shower (2011) |
Além do pioneirismo de Olguín, outras produções podem ser destacadas, como
Baby Shower (2011), dirigida por
Pablo Illanes. Junto com a proliferação do
splatter no cenário mundial, difundido como
torture porn, também surgiram alguns filmes do subgênero em solo chileno, como
Visceral: entrelas cuerdas de la locura (2012), dirigido por
Felipe Eluti, e a produção brutal
Trauma (2017), dirigida por
Lucio A. Rojas.
Outro diretor chileno que faz um trabalho bem interessante no gênero é
Patricio Valladares. O cineasta possui oito longa-metragens no currículo, como
Porta do Inferno (2017), estrelado por
Robert Englund. No Chile, Patricio fez cinco filmes de terror:
Curriculum (2006),
Dirty Love (2009),
Toro Loco (2011),
En las Afueras de la Ciudad (2012), e a coprodução Canadá/Chile
Downhill (2016).
O diretor estadunidense
Eli Roth também desenvolveu alguns projetos no Chile através da produtora
Sobras. As coproduções Chile e Estados Unidos são
Aftershock (2012), filme dirigido por
Nicolás López,
Knock Knock (2015), película dirigida por
Roth,
The Stranger (2014), longa-metragem dirigido pelo diretor uruguaio
Guillermo Amoedo, e
Madre (2017), filme de
Aaron Burns.
ALGUNS FILMES DE TERROR CHILENOS