21 abr. 19
Conheça 3 Line, o terror paradisíaco de Mikkell Khan
Trinidad e Tobago é uma ilha caribenha nas proximidades da Venezuela. O território possui belíssimas praias e o turismo é importantíssimo na economia local. Tudo é belo, ensolarado. Se formos pensar nos clichês do horror, dificilmente esse pedaço paradisíaco do Caribe poderia se transformar em uma locação de um filme de terror. Mas os cineastas Mikkell Khan e Christopher Anthony Din Chong resolveram subverter essas regras. O resultado é o longa 3 Line, lançado em 2010. O filme conta a história de um grupo de jovens que vai até uma região de floresta para filmar um documentário, mas acabam nas mãos de uma família de sádicos. É o primeiro longa-metragem de terror feito no país. Para conversar um pouco mais sobre o assunto, entrevistei o diretor e escritor de fantasia e ficção científica Mikkell Khan.
[FG] Como surgiu a ideia do filme?
O 3 Line foi desenvolvido através do conceito de compreensão da cultura do cinema da época e justapondo-a aos elementos do nosso folclore caribenho para dar um toque único que só nós poderíamos dar. A ideia era de que qualquer um poderia fazer um filme de slasher e de terror, mas só nós, com a estética caribenha e a rica cultura/background, poderíamos pegar nosso lindo ambiente tropical e torná-lo uma paisagem terrível. Em um nível pessoal, 3 Line foi criado com a noção de que queríamos lançar um filme. O melhor que podíamos naquele momento, para entreter a audiência e ensiná-los sobre nossa cultura, nosso povo e nosso estilo de vida (até mesmo o nome 3 Line é um termo coloquial para cutelo/faca de mato. Depois de considerar 6 diferentes roteiros, 3 Line alcançou todas as notas certas. Então nós fomos adiante dali.
[FG] Como você descreve o filme?
A mais básica descrição que eu diria sobre o filme é que é um grupo de seis jovens adultos vão para as áreas de floresta de Trinidad para filmar um documentário sobre o folclore local com a intenção, para alguns do grupo, de conseguir nota suficiente para passar. E, o mais ambicioso deles, de mostrar para o mundo o que nosso país tem para oferecer e ser visto em uma escala global. Quando eles chegam lá, eles encontram um homem estranho que ataca um dos seus amigos e o mata. Daquele ponto, eles são atacados pela família do homem, que infelizmente é um grupo de maníacos que empunham facões. Um por um, eles são psicologicamente atormentados e depois mortos. Com o tempo se esgotando e o sol se pondo, os sobreviventes procuram desesperadamente uma maneira de escapar da insanidade. No entanto, mergulhando um pouco mais fundo do que isso, eu diria que 3 Line é um olhar para a psique da condição humana, onde na maioria dos casos, acreditamos que todas as pessoas boas são boas e que o mal é o mal. No entanto, somos mostrados, através dos olhos da câmera, dois lados diferentes da história. Como todo o filme é mostrado em uma fórmula de mockumentary (que na época era uma tendência em muitos filmes de terror populares e filmes de desastre), isso permitia ao espectador sentir-se como qualquer personagem que pegava a câmera. Em alguns casos, o grupo de jovens filma e e nem tudo que eles fazem é irrepreensível, como eles têm suas próprias brigas entre si. Em outras situações, o grupo empunhando seus cutelos filma e mostra sua raiva por aquilo que aconteceu com o membro mais jovem da família.
[FG] Quais são as principais influências usadas no filme?
O filme teve influências de muitos projetos diferentes em diferentes mídias. Primeiro, houve a influência do cinema ocidental, na maior parte do tempo, na produção cinematográfica de Jason Blum e Blumhouse Productions. Filmes de baixo orçamento, alta qualidade, e altamente receptivos com ganchos, e histórias interessantes, e únicos que todos podem entender e, em alguns casos, relacionar. Depois tem a influência do nosso folclore, onde sabíamos que tínhamos muitas histórias diferentes que nos foram contadas quando crianças. Sabíamos que não seriam assustadoras ou modernas o suficiente para as nossas necessidades. Foi quando decidimos seguir o caminho de novos livros e filmes e modernizar o nosso folclore. Outras culturas fizeram isso por conta própria (vampiros, lobisomens, etc), e isso também foi uma influência para nós. Sem revelar alguns elementos do filme, acreditamos que nossos próprios personagens folclóricos poderiam usar essa atualização.
[FG] Como foi a recepção do filme em Trinidad?
A recepção do público foi incrível. É o primeiro filme de terror produzido em Trinidad e Tobago e completamente feito com elenco e equipe local. Ele também abriu as portas para outras produções em geral. Perceber que você não precisa de um grande orçamento ou uma equipe, e um elenco extremamente experimente para lançar um projeto para o mundo. Isso foi extremamente libertador para muitas pessoas. Lembro-me da Companhia de Cinema na época nos dizendo que muitos perguntavam como poderiam conseguir financiamento como a 3 Line e a surpresa que as pessoas tinham quando diziam: "Nós não financiamos isso, eles fizeram isso sozinhos". Definitivamente foi uma mudança de paradigma para muitos cineastas na época.
[FG] Como é a produção de filmes de terror em Trinidad e Tobago? O que mudou depois que vocês fizeram o primeiro filme?
Há poucas produções de terror após 3 Line. Algumas até mesmo foram mostradas nos cinemas locais. Eu acho que a maior mudança depois que nós fizemos o primeiro filme é que nós criamos um movimento de cineastas independentes e com baixo orçamento, onde qualquer um com uma história, uma visão e alguma persistência pode agora ir lá e fazer seu próprio filme. Desde então, o poço de talentos em termos de elenco e equipe tornou-se melhor e mais refinado. Mais cineastas estão dispostos a se colocarem para fora por experiência e para honrar seu ofício ao invés de esperar pelo momento perfeito de lançar seu filme. Eu tenho orgulho que nós ajudamos a conseguir isso.
[FG] Os filmes de terror no Caribe, na América Latina, não se desenvolvem muito. Por que você acha que isso acontece?
[FG] Quais são as principais influências usadas no filme?
O filme teve influências de muitos projetos diferentes em diferentes mídias. Primeiro, houve a influência do cinema ocidental, na maior parte do tempo, na produção cinematográfica de Jason Blum e Blumhouse Productions. Filmes de baixo orçamento, alta qualidade, e altamente receptivos com ganchos, e histórias interessantes, e únicos que todos podem entender e, em alguns casos, relacionar. Depois tem a influência do nosso folclore, onde sabíamos que tínhamos muitas histórias diferentes que nos foram contadas quando crianças. Sabíamos que não seriam assustadoras ou modernas o suficiente para as nossas necessidades. Foi quando decidimos seguir o caminho de novos livros e filmes e modernizar o nosso folclore. Outras culturas fizeram isso por conta própria (vampiros, lobisomens, etc), e isso também foi uma influência para nós. Sem revelar alguns elementos do filme, acreditamos que nossos próprios personagens folclóricos poderiam usar essa atualização.
[FG] Como foi a recepção do filme em Trinidad?
A recepção do público foi incrível. É o primeiro filme de terror produzido em Trinidad e Tobago e completamente feito com elenco e equipe local. Ele também abriu as portas para outras produções em geral. Perceber que você não precisa de um grande orçamento ou uma equipe, e um elenco extremamente experimente para lançar um projeto para o mundo. Isso foi extremamente libertador para muitas pessoas. Lembro-me da Companhia de Cinema na época nos dizendo que muitos perguntavam como poderiam conseguir financiamento como a 3 Line e a surpresa que as pessoas tinham quando diziam: "Nós não financiamos isso, eles fizeram isso sozinhos". Definitivamente foi uma mudança de paradigma para muitos cineastas na época.
[FG] Como é a produção de filmes de terror em Trinidad e Tobago? O que mudou depois que vocês fizeram o primeiro filme?
Há poucas produções de terror após 3 Line. Algumas até mesmo foram mostradas nos cinemas locais. Eu acho que a maior mudança depois que nós fizemos o primeiro filme é que nós criamos um movimento de cineastas independentes e com baixo orçamento, onde qualquer um com uma história, uma visão e alguma persistência pode agora ir lá e fazer seu próprio filme. Desde então, o poço de talentos em termos de elenco e equipe tornou-se melhor e mais refinado. Mais cineastas estão dispostos a se colocarem para fora por experiência e para honrar seu ofício ao invés de esperar pelo momento perfeito de lançar seu filme. Eu tenho orgulho que nós ajudamos a conseguir isso.
[FG] Os filmes de terror no Caribe, na América Latina, não se desenvolvem muito. Por que você acha que isso acontece?
Eu estive em muitas indústrias criativas diferentes nos últimos dez anos (filmes, videogames, apps e romances) e o que posso dizer é que muitos criativos não dedicam tempo para desenvolver um público ou aprender a desenvolver sua estratégia de marketing. Nós (criativos) acreditamos firmemente que, "se você construir, eles virão" ou "se você tiver um ótimo produto, depois ele se vende". Infelizmente, esse não é o caso e as pessoas gravitam entre o que valorizam ou quem valorizam. Acredito que essa falta de compreensão prejudica os criativos, já que muito dinheiro é gasto na produção de um filme (mesmo que seja de baixo orçamento) e depois no marketing do filme. Um grande problema é que, o marketing depois que o filme é feito e lançado, leva um tempo para se estabelecer, porque as pessoas ainda estão conhecendo o filme, o diretor, o estilo e construindo o desejo por ele. Isso pode levar dias/semanas/meses. Muitas vezes, essa pode ser toda a apresentação teatral do filme, e então é erroneamente dito que o filme não tinha audiência ou ninguém queria vê-lo. A partir daí, os cineastas desistem ou as pessoas desistem deles pensando que é um mau retorno para investir. O que realmente deveria ter acontecido é que o hype para o filme deveria ser criado vários meses antes, mesmo durante a produção com os bastidores, compartilhado com as pessoas para que elas pudessem se interessar e segui-lo. Isso não só ajudaria o filme, mas também a marca do cineasta e os filmes subsequentes que ele criaria. Então, eu diria que é uma falta de compreensão e apreciação de marketing da marca e do filme que causam esses problemas. Eu acho que uma vez que eles possam fazer isso bem, você verá muito mais filmes de terror desenvolvidos no Caribe. Mas eles precisam querer e aprender com isso, e não passar o dinheiro para outra pessoa. Ninguém apreciaria ou amaria seu projeto tanto quanto você, então dê a ele a justiça que ele merece.